Sonja Ashauer e a Eletrodinâmica Quântica
- GJWHS
- 14 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Sonja Ashauer (São Paulo, 09/04/1923 – São Paulo, 21/08/1948) foi uma cientista precursora entre as mulheres brasileiras. Ela foi a primeira a obter doutorado em Física no Brasil.
Seu pai, que era engenheiro, sempre foi sua inspiração. Ainda na adolescência, ele fez um mini-laboratório para Sonja, espaço em que ela já desenvolvia seu espírito científico.
Foi, então, em 1940, que ela ingressou no curso de Física, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, graduando-se bacharel em 1942. Em seguida, fez licenciatura na mesma área, obtendo este título em 1944.

Com excelente desempenho acadêmico, sempre se destacando na turma, foi convidada a compor, como assistente, a Cadeira de Física Teórica e Física Matemática de Gleb Wataghin. Neste emprego, ela teve a oportunidade de estudar alguns problemas da Mecânica Quântica, sobretudo estatísticas de núcleos e partículas elementares em temperaturas extremamente altas.

Então, em 1945, ela recebeu uma bolsa de estudos de British Council para realizar seu doutorado na Universidade de Cambridge. Em meados do século XIX, mulheres não eram aceitas em Cambridge, já, na época de Sonja, era permitido que cursassem bacharelado. Daí uma grande importância: o doutorado de Sonja foi um dos primeiros concedidos a uma mulher por esta universidade.
Em seu doutorado, ela estudou, por 3 anos, sob orientação de Paul Dirac - Nobel de Física em 1933 -, a tese Problems on electrons and electromagnetic radiation (Problemas com elétrons e radiação eletromagnética), resultando em um artigo nos Proceedings of the Royal Society A e dois artigos nos Proceedings of the Cambridge Philosophical Society - que são revistas científicas. Seu estudo se baseava em Eletrodinâmica Quântica. Sendo a primeira mulher brasileira a conquistar doutorado em física no exterior, além disso, ela foi nomeada membro da Cambridge Philosophical Society.
Mas o que é a Eletrodinâmica Quântica?

A eletrodinâmica quântica explica como a luz e a matéria interagem, incluindo os efeitos da Relatividade Especial. Esse campo de estudo descreve a interação de partículas subatômicas carregadas com os campos magnético e elétrico. Ou seja, combina a teoria quântica com a relatividade, considerando a interação de partículas carregadas com fótons.
Essa ciência é importante pois apresenta, com precisão, previsões de acontecimentos. Ela foi usada, por exemplo, para analisar e mensurar o valor de quantidades físicas com precisão de 10 casas decimais; isso é como calcular grandes distâncias - como a distância entre duas cidades - com um erro de precisão semelhante à espessura de uma linha de costura.
Após defender seu doutorado, em fevereiro de 1948, Sonja voltou ao Brasil em março daquele ano, em que, junto ao grupo de Wataghin na Universidade de São Paulo, seguiria atuando nesta área da ciência. No entanto, cinco meses após retornar ao Brasil, foi atingida por uma gripe que se tornou uma pneumonia, fazendo com que Sonja falecesse precocemente, aos 25 anos.
Referências
Comentários